Como trabalhar como influenciador digital?

1. Começando: descubra quem eles são
Primeiro estude o seu produto/serviço. Depois estude sua necessidade. Estude seu público. E só então estude, e estude muito, qual é o influenciador/blogueiro que consegue fazer o elo entre todas essas conclusões.
Tenha certeza de que a proposta da sua marca está de acordo com o estilo do profissional e não se prenda ao número de seguidores. Analise o conteúdo, engajamento e a qualidade do que ele produz.
2. Estratégia: shoppers confiam no influenciador
O Shopper, diferente do consumidor comum, é o cliente que pensa, pondera e decide a sua compra. Ele preza o relacionamento com a empresa e leva em consideração a sua imagem perante o mercado e a sociedade, valorizando o contato e a exclusividade da empresa nas redes sociais. O resultado de pesquisas do YouTube Insights (maio/2016) mostrou que 82% das mulheres confiam mais no que os influenciadores dizem do que em publicidade na TV ou nas redes sociais.
Sua marca precisa entrar no conceito da conversa e desapegar do inverso e ninguém melhor do que o próprio influenciador para saber o que o público quer receber. Quanto mais natural a conversa, mais chances de conquistar o público.
3. Seja criativo (mas deixe o influenciador ser também!)
Saber negociar e trazer o influenciador para o planejamento da sua proposta de campanha te ajuda a ter um produto criativo (e não apenas uma plataforma de mídia). Escute o que ele tem a dizer sobre formatos e trabalhe a quatro mãos. A produção criativa e colaborativa pode mudar o rumo da conversa com seu público.
4. Aproveite o dinamismo do real time
O público do influenciador tende a engajar com o conteúdo de diversas maneiras e em diversos canais. O comportamento dele na internet pode ser o melhor jeito de dar continuidade ao seu trabalho, aproveitando as reações de quem for impactado.
5. Fidelize seu público
De nada adianta todo o esforço e dinheiro investidos na campanha se sua marca não der continuidade ao que for conquistado nesse processo. Lembre-se de aprender com seu influenciador os atalhos para se comunicar com seu público potencial e continue fazendo o trabalho ao final da campanha.
E não se esqueça: mensure os resultados e realinhe suas estratégias de relacionamento para não deixar de ser uma marca lembrada pelo novo público.
Ao contrário da maioria das abordagens de marketing, as estratégias com influenciadores digitais se concentram em nichos muito específicos. Esse tipo de ação é o elo entre sua marca, produto ou serviço e uma alta audiência. Ao receber a informação de uma fonte confiável o consumidor tendência à compra muito mais facilmente.

É possível ganhar dinheiro sendo um influenciador digital?

A internet vem ocupando um espaço cada vez maior no dia a dia das pessoas uma vez que essa possibilita o contato com diversos tipos de pessoas, além de reunir informação, entretenimento e possibilidades reais de ganhos financeiros em um lugar só, como fazem os famosos “influenciadores digitais”.

Afinal, você sabe o que é ser um influenciador digital? Um influenciador digital nada mais é do que uma pessoa que tenha forte personalidade para atrair a atenção de outras pessoas nas redes sociais, que tenham interesses comuns com ela, e a partir disso, utiliza dessa influência para ganhar dinheiro. Simples né? Mas o trabalho realizado por esses profissionais não é tão simples assim, no entanto, qualquer pessoa pode ser um influenciador digital.

Quer entender como essa profissão pode render dinheiro? Separamos uma lista de maneiras que os influenciadores digitais, sejam eles blogueiros, youtubers, personalidades artísticas, autoridades, entre outros, usam para aumentar o faturamento e alcançar ainda mais sucesso:

Contratos de publiposts

Os publiposts ou publieditoriais podem ser definidos como postagens pagas por uma determinada empresa sobre ela mesma, sobre um produto ou uma campanha. O post patrocinado pela empresa pode ser escrito por ela ou pelo próprio influenciador digital contratado para publicar esse post. O valor dos publiposts deve ser definido pelo influenciador digital conforme sua audiência, ou seja, quanto maior ela for, maior deverá ser o valor cobrado por cada post.

A audiência de um influenciador é medida pela quantidade de seguidores, compartilhamentos, comentários e curtidas que esse possui. Se o influenciador for uma pessoa ética com o seu público, provavelmente deixará claro para os seus seguidores quando algum post for patrocinado, com isso, a confiança do público no influenciador só aumenta, o que é positivo para todos os envolvidos não é mesmo?

Convites para participação em eventos

Não é tão fácil chegar ao nível de receber convites para participação em eventos e ainda ganhar por isso. Os influenciadores digitais iniciantes começam a frequentar eventos, caso sejam chamados, gratuitamente. Só após conquistarem o público que os influenciadores começam a cobrar por esse tipo de serviço, já que a presença dele em eventos agrega valor. Novamente, quanto maior a audiência, maior o valor que o influenciador cobrará.

Consultorias e palestras

Os influenciadores digitais costumam se especializar em nichos específicos e se tornam referências no nicho escolhido por eles. Com isso, eles se tornam tão populares, que passam a ter influência não somente digital, mas no “mundo real” também e oferecem consultorias, sejam elas virtuais ou presenciais, além das palestras que reúnem um grande número de pessoas.

Os influenciadores aproveitam desses eventos para venderem seus produtos, como livros, cursos, blusas, canecas, etc. O que não falta é criatividade entre os influenciadores para aumentar o faturamento!

Marketing de filiados que aumentam as vendas

A aposta de muitos blogueiros é utilizar o marketing de filiados para aumentar as vendas, já que por meio dele, são oferecidos produtos de acordo com o público específico do blog. Por exemplo, um blog de moda afiliado poderá oferecer produtos de beleza, cosmética e roupas por meio do marketing de filiados.

No Brasil, uma das empresas que mais se destacam no mercado dos infoprodutos é a Hotmart. Mas vale pesquisar outras empresas e verificar qual é a ideal para o seu perfil e especialmente, com o perfil do seu público!

Criação de conteúdo para marcas

Muitas marcas costumam pagar para esses profissionais produzirem conteúdo para elas, seja uma matéria, um vídeo, um ensaio de fotos, entre outros tipos de conteúdo. Isso porque, ao utilizar da imagem do influenciador, a marca consegue a confiança do público e consequentemente tende a vender mais. A vantagem? Todo mundo sai ganhando.

Anúncios na rede de Display do Google

Para rentabilizar os acessos no site ou blog do influenciador digital, existe uma ferramenta denominada “Google Adsense”, programa de publicidade do Google que permite que o mesmo exiba seus anúncios nas plataformas dos profissionais.

Ao anunciar nessa rede de display do Google, o anúncio do influenciador pode aparecer em milhares de sites que pertencem ao Google, e a cada clique no anúncio, o influenciador ganha dinheiro, tendo ainda a possibilidade de escolher as formas de exibição dos anúncios de acordo com o perfil do público. Imagina quanta grana pode entrar por dia se muitas pessoas clicarem em um único anúncio do site ou blog do influenciador?

Os ganhos podem surpreender, mas não se engane se pensa que é fácil. Assim como qualquer outro trabalho ser um influenciador requer persistência, dedicação e amor pelo que se faz.

Venda de publicidade direta

Quanto mais profissional o blog ou canal no youtube for, mais chances de conseguir bons negócios aparecerão. Porém, ao invés de esperar que a anunciante bata na porta, o influenciador pode ir atrás do anunciante e apresentar o seu mídia kit.

Funciona como uma venda mesmo, o blogueiro ou youtuber oferece espaço nos veículos de comunicação deles e em troca, ganham dinheiro. Se o anunciante ficar convencido que ganhará mais dinheiro ao anunciar no blog ou no youtube do influenciador, a venda está feita. Por isso, é tão importante ter um bom mídia kit, com dados atualizados sobre o público, audiência e o tráfego do veículo de comunicação a ser vendido.

Normalmente, os influenciadores digitais realizam uma pesquisa de possíveis marcas das quais eles acreditam ter identificação com o veículo deles e buscam fazer contatos. Quanto maior a rede de contatos que o influenciador conseguir para seu blog/canal melhor ficará a credibilidade dele no mercado.

Não tem receita de bolo para alcançar o sucesso, mas é possível ganhar dinheiro e conquistar bons resultados sendo um influenciador digital antenado nas mudanças constantes desse mercado. Investir em simpatia, educação, carisma e manter um contato diário com os seguidores também faz com que o blog/canal ou qualquer outra rede social escolhida, cresça.


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